• Equipe Think

MONITOR: Cartão vermelho de Bolsonaro, vida em Vênus e Emmy home office

Reunimos em um só lugar tudo o que você precisa saber para ficar bem informado.


No Brasil, há um ditado que pode ser sempre lembrado: “de tédio não morreremos”. Começamos a semana com mais uma crise que abalou a credibilidade do ministro da Economia, Paulo Guedes. A semana no Congresso Nacional foi lenta, mas por um motivo bem peculiar: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), testou positivo para Covid-19 depois de comparecer à posse do presidente do STF, Luiz Fux. E não foi só ele: outras sete autoridades também contraíram a doença após prestigiar o novo comando da mais alta corte do país. Foi uma semana atribulada, também, para a ciência, a política internacional e para a cultura: a premiação do Emmy 2020 acontece neste domingo (20).


Acompanhe abaixo nosso "resumão" da semana.


Política Nacional


Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A semana na política brasileira começou com mais uma crise. O presidente Jair Bolsonaro ameaçou a equipe econômica com um “cartão vermelho” e proibiu discussões sobre a criação do Renda Brasil, programa de transferência em elaboração pelo governo.


Bolsonaro foi às redes sociais devido a uma entrevista do secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, ao G1, na qual afirmou que a equipe econômica apoiava o congelamento de benefícios previdenciários por dois anos para viabilizar a criação do programa.


Ainda assim, segundo veículos da imprensa, a ideia de criação do programa, que manteria a popularidade do presidente após o fim do auxílio emergencial, ainda está em estudo. Segundo o UOL e o Estadão, o governo ainda estuda como colocar um programa amplo de transferência de renda em pé.


Covid-Fest


Subiu para oito o número de autoridades infectadas com o novo coronavírus após comparecerem à cerimônia de posse do novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, ocorrida em 10 de setembro. O ministro Benedito Gonçalves, do STJ (Superior Tribunal de Justiça) foi diagnosticado com a doença na sexta-feira (18).


Ele se junta às seguintes autoridades infectadas no evento: o próprio Luiz Fux; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); o procurador-geral da República, Augusto Aras; o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; os ministros Luís Felipe Maranhão e Antonio Saldanha Palheiro, ambos do STJ, e a presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Maria Cristina Peduzzi.


‘Ovos na goela’


O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) foi ao lugar que mais ama (Twitter) para se manifestar sobre a divulgação de seu depoimento à Polícia Federal no âmbito da investigação sobre o financiamento de manifestações antidemocráticas. Com a classe de sempre, criticou o vazamento e disse: “Atos antidemocráticos são meus ovos na goela de quem inventou isso”.


No caso, “quem inventou isso”, foi o ministro Alexandre de Moraes, do STF, que abriu inquérito para apurar a organização de atos que defendem o fechamento de instituições e a reedição do AI-5, entre outros.


Depoimento de Bolsonaro


Ainda na última semana, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, suspendeu a tramitação do inquérito que apura suposta interferência do presidente Bolsonaro na Polícia Federal, que tem como base acusações do ex-ministro Sergio Moro.


A suspensão será até o plenário da Corte analisar pedido do presidente para prestar depoimento por escrito, o que havia sido negado pelo ministro Celso de Mello.


Política Internacional


Foto: The Washington Post

No cenário externo, mais um revés para o presidente Donald Trump, que encara a corrida presidencial contra o democrata Joe Biden. Nesta semana, a revista Scientific American manifestou apoio a Biden, quebrando um período de 175 anos de neutralidade eleitoral.


Na briga com o aplicativo Tik Tok, de origem chinesa, Trump afirmou ter dado aval a uma negociação para manter as operações do programa nos Estados Unidos. O acordo envolveria uma parceria com as gigantes Oracle e WallMart para se tornar uma empresa com sede nos EUA.


Morreu aos 87 anos, a mais antiga juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos, Ruth Bader Ginsburg. Conhecida por fazer parte da ala liberal, seu falecimento gerou comoção entre os norte-americanos. Trump afirmou que escolherá outra mulher para assumir o cargo nesta semana.


No Japão, o líder do PLD (Partido Liberal Democrata) Yoshihide Suga foi eleito pelo parlamento japonês o novo primeiro-ministro do país asiático. Seu antecessor, Schinzo Abe, renunciou ao cargo por motivos de saúde.

Saúde


Photo by Matt & Chris Pua on Unsplash

Atualização COVID-19 Apesar de uma queda da taxa móvel de mortes pelo COVID-19 no começo da semana, o país voltou a uma estabilidade da taxa móvel, totalizando mais de 4.5 milhões de casos confirmados e quase 140 mil mortes, até a publicação desta matéria.

O Brasil declarou a intenção de aderir à Covax Facility, um programa mundial, co-liderado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), para impulsionar o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19. A princípio, o prazo era até sexta-feira (18), mas, de acordo com o diretor da OMS, alguns países da América Latina pediram a extensão do prazo inicial.


No mundo, a Europa retomou algumas restrições para conter o novo aumento de casos de coronavírus. De acordo com a OMS, o crescimento de casos em setembro está mais acelerado do que no início da pandemia. Para a entidade, os jovens são os maiores responsáveis pelo aumento dessas taxas e também há uma preocupação com a redução de tempo de quarentena para pacientes infectados. A OMS recomendou que os países retornem a estabelecer uma quarentena de 14 dias para os casos confirmados.

Alimentos ultra processados


Nesta semana, o Ministério da Agricultura elaborou uma nota técnica para que o Ministério da Saúde retire alguns trechos do guia alimentar brasileiro. Ainda declarou, que o documento é um dos piores do mundo. Isso causou uma revolta no meio dos nutricionistas e médicos brasileiros.

Afinal, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Guia Brasileiro é um dos quatro mais completos do mundo, sendo equiparado com os documentos da Suécia, Alemanha e Qatar. O documento brasileiro considera aspectos de saúde e ambientais, como consumo de produtos de origem animal e de alimentos ultraprocessados.

Meio Ambiente


GUSTAVO FIGUEIRÔA/SOS Pantanal/BBC News Brasil

A fumaça das queimadas do Pantanal, Cerrado e Amazônia chegou na capital paulista. A altura da camada de poluição na cidade é de 1500 metros, em condições normais, e com as queimadas chegou a uma altura de 2800 metros. Além de fuligem, essa fumaça é composta também por gases tóxicos como metano, dióxido de carbono, monóxido de carbono, óxido nitroso, que são extremamente prejudiciais para a saúde respiratória.


No meio disso, o vice-presidente Hamilton Mourão declarou que desconhecia o fato de os dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais) serem públicos. Em seguida, pediu ao instituto uma análise qualitativa dos dados, pois para ele não interessa o “número x de focos”, mas que deve ser feito uma análise daquilo. Para o vice-presidente esses “dados qualitativos” seriam mais delicados e não deveriam ser divulgados abertamente.


Desmatamento


O Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou dados que apontam um aumento de 68% nos alertas de desmatamento, em agosto. Segundo o instituto, os 1.499 km² detectados com sinais de desmatamento tornam esse mês de agosto o pior do últimos dez anos.


#Trending


Foto: NASA

A verdade está lá fora


Nessa semana tivemos duas descobertas que aumentam a possibilidade da confirmação de vida extraterrestre. Cientistas descobriram evidências de gelo fresco em Encélado, lua de Saturno. Em comunicado, a NASA explicou que o gelo encontrado agora deve ter ressurgido do interior da lua Encélado e que debaixo da crosta gelada do satélite natural existe um oceano provavelmente aquecido por fontes hidrotermais, como na Terra. Encélado é conhecida pelo seu potencial de abrigar vida. O mais surpreendente foi a descoberta da fosfina na atmosfera de Vênus, por cientistas da Universidade de Cardiff, na Inglaterra e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos. O planeta era considerado morto pelos cientistas, mas a fosfina é uma substância que surge apenas por atividade industrial ou o metabolismo de microorganismos anaeróbicos, as bactérias. Estreias da semana


Na Netflix, estreou a esperada série Ratched, baseada no clássico “Um estranho no ninho”. Sarah Paulson é responsável por interpretar a sádica enfermeira Mildred Ratched. A série mostra a evolução da personagem até chegar no auge do sadismo.


A plataforma também lançou o filme O Diabo de Cada Dia, com elenco estrelado formado por Tom Holland, Robert Pattinson e Sebastian Stan. A história se passa no período entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã e mostra personagens bizarros em um local esquecido de Ohio (EUA).


Já a concorrente Amazon Prime Video disponibilizou 16 temporadas da adorada Grey’s Anatomy e 12 temporadas do seriado policial Bones. A plataforma também colocou no ar o terceiro filme do espião atrapalhado Johnny English (com Rowan Atkinson, o eterno Mr. Bean) e Jogos Vorazes: A Esperança - O Final.


Premiação Home Office


O canal TNT transmitirá, em sinal aberto, a cerimônia de premiação das principais categorias do Emmy 2020. Por conta das restrições impostas pela pandemia, o evento será híbrido: Jimmy Kimmel fará a apresentação diretamente do Staples Center, em Los Angeles, com poucos convidados e os nomeados tiveram câmeras instaladas em suas casas. A transmissão será às 21 horas (Horário de Brasília).


Think!

  • Facebook
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 by Think! Proudly created with Wix.com

Think! Newsletter

  • Instagram - Black Circle