• Equipe Think

Briga no governo, catioros heróis e Trump com Covid

Reunimos em um só lugar tudo o que você precisa saber para ficar bem informado.

Tensões no governo envolvendo o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os esforços para criar um novo programa de transferências de Renda. Além disso, a média móvel de mortes pelo novo coronavírus se manteve estável na maior parte do país. Os cachorros provam que são incríveis mais uma vez e estão auxiliando a identificação de infectados. Acompanhe nosso resumo semanal, sempre com as estreias da semana nos streamings no final!

Política Nacional


A todo vapor

Bolsonaro e o ministro do STF Dias Tóffoli se cumprimentam. CNN Brasil/Reprodução


O presidente Jair Bolsonaro indicou nesta semana o juiz federal Kassio Nunes para a vaga do STF (Supremo Tribunal Federal) que será desocupada pelo ministro Celso de Mello em novembro. No meio político, foi uma indicação bem recebida pois tudo indica que o magistrado reforçará a linha garantista do Supremo, frequentemente oposta à ala defensora da Operação Lava Jato. Naturalmente, não foi muito bem aceita pelos apoiadores mais esforçados do bolsonarismo.


A Folha de S. Paulo informa que a indicação foi apresentada aos ministros Dias Toffoli, ex-presidente da Corte, e Gilmar Mendes na última terça-feira (29).


Já neste fim de semana, as articulações políticas continuaram em alta: Bolsonaro, Kassio e Toffoli foram à casa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para assistir a um jogo de futebol. Ficou acertado que o calendário para sabatina de Kassio será discutida na próxima terça-feira (6), segundo o UOL.


Renda Cidadã indefinida


A semana foi marcada, também, por mais um episódio de idas e vindas em relação ao novo programa de renda do governo, que substituirá o Bolsa Família e outros benefícios sociais.


Ainda há muita incerteza em relação à fonte de financiamento do programa e ao estouro do Teto de Gastos, uma regra constitucional que limita o crescimento das despesas à inflação do ano anterior.


Tudo começou com a ideia do governo de adiar o pagamento de precatórios (dívidas do governo já reconhecidas pela Justiça) e utilizar recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) para financiar um novo programa de transferência de renda, o Renda Cidadã.


O novo desenho do projeto começou na segunda-feira (28). Num café-da-manhã com o presidente Bolsonaro, lideranças partidárias e o ministro Paulo Guedes (Economia) anunciaram o plano, que faria parte da PEC Emergencial (de controle de gastos).


O governo acabou desistindo após a péssima recepção do mercado financeiro em relação à ideia, que gerou a impressão de descompromisso fiscal por parte do governo.


Guedes, cuja relação já não é tão boa com congressistas, foi criticado por aliados do governo: teria concordado com o plano durante o café-da-manhã, mas depois a criticou publicamente diante dos temores dos analistas financeiros.


Alta tensão


Além de estressar os mercados, o movimento ampliou o racha entre Guedes e o ministro do Desenvolvimento Social, Rogério Marinho. Segundo o serviço de notícias Broadcast, Marinho teria se aproximado de investidores para desgastar ainda mais a credibilidade do ministro da Economia.


Em troca, Guedes afirmou, quando questionado por jornalistas: “Se ele está falando ma, tem três coisas: é despreparado, desleal e fura teto”, disse. Veja o vídeo a seguir (via Poder360).




Política Internacional


Trump hospitalizado


O imponderável visitou a corrida presidencial nos Estados Unidos. Criticado por suas ações contra a pandemia (ou falta de), o presidente norte-americano Donald Trump foi diagnosticado com Covid-19.


Ele está internado desde sexta-feira (2) e pode receber alta nesta segunda-feira (5), segundo sua equipe médica.


No entanto, os últimos dias foram tensos diante das diversas notícias de que seu estado de saúde não seria dos melhores. Isso porque o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, afirmou a jornalistas que a equipe médica estaria preocupada e que as “próximas 48 horas são críticas”.


O médico responsável pelo tratamento de Trump, Doutor Sean Conley, admitiu neste domingo (4) que o republicano chegou a ter problemas para respirar, tendo necessitado receber oxigênio para auxiliar na respiração. Ainda assim, o profissional manteve a possibilidade de alta amanhã.

Saúde


Atualização da COVID-19 no Brasil


Até às 8h do domingo (04), o Brasil tem 146.087 mortes e 4.906.503 casos confirmados, de acordo com o Consórcio de Veículos de Imprensa. Os dados demonstram uma contínua estabilidade da média móvel de mortes, com uma variação de -13%, e de casos confirmados, com uma -12%.


Os estados do Acre, Amapá, Roraima e Bahia apresentaram uma alta de mortes. Entretanto, no caso do Amazonas essa alta se deve a mortes de meses anteriores que foram revisados para Covid-19 pela secretaria de saúde local.


Os estados com queda da média móvel de mortes são: Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. O restante dos estados estão com a média móvel estável, exceto o Maranhão que não atualizou os dados.


Cães “farejam” novo coronavírus


Lehtikuva / Via Reuters


A Finlândia foi a pioneira a utilizar cães para farejar o COVID-19 em passageiros do aeroporto de Helsinque. O sucesso chamou atenção do Reino Unido que já têm 6 animais em treinamento para salvar o mundo a cada “farejada”.


Brincadeiras à parte, por enquanto no aeroporto de Helsinque, os passageiros devem esfregar sua pele em um pano. Assim, os passageiros não são expostos e os cães ficam protegidos. Em seguida, caso os cães apontem o novo coronavírus, o passageiro passa por um teste oficial para confirmar.

A pesquisa da faculdade de veterinária da Universidade de Helsinque apontou que os cães detectam o vírus em tecidos com quase 100% de eficácia. Essa é mais uma medida importante para o combate da pandemia do novo coronavírus.


#Trending


Adeus a Quino


Na quarta-feira (30), um dia depois de a pequena Mafalda completar 56 anos, o seu criador, o cartunista Joaquín Lavado "Quino" morreu aos 88 anos. Quino nasceu em Mendoza, na Argentina e tinha voltado a morar na cidade em 2017 para ser cuidado pelos seus sobrinhos, após a morte de sua mulher.

A aspiração para os quadrinhos veio desde criança com influência de seu tio, desenhista gráfico, que criava desenhos para divertir os sobrinhos. A ideia de Mafalda surgiu para uma campanha publicitária que não foi aceita, então em 1964 a sábia e respondona, Mafalda, surgiu no jornal Primera Plana.


Depois, os livros que reuniam as tirinhas de Mafalda seriam vendidos para o mundo todo e traduzidos para mais de 30 línguas, tornando a tira de língua espanhola de mais sucesso na história.


Quino conseguiu abordar temas políticos diretamente através de Mafalda e a memória dele permanece nas tirinhas com o humor ácido e a consciência da pequena Mafalda.


O fim de uma era


A não-tão-pequena Maísa Silva anunciou em seu perfil do Instagram que não irá renovar o contrato do SBT. Ela fez questão de deixar claro que não teve problemas com a emissora de TV, mas que estava pronta para sair da zona de conforto e explorar novas opções.


Maisa estava na emissora há 13 anos, depois de ter passado pela Band e pela Record. Com uma maturidade admirável, a apresentadora agradeceu ao ex-chefe Silvio Santos e à família SBT por todos os ensinamentos. Pediu também compreensão dos fãs e da imprensa para não tornarem a saída dela algo que não é.


Finalmente uma boa notícia


No meio das confusões de 2020, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que aumenta a pena para maus-tratos contra cães ou gatos de dois até cinco anos. Além disso, serão aplicadas multas e proibição de guarda para quem praticar os atos contra os animais.


Outro ponto importante, é que o criminoso investigado pelos crimes contra os animais passa a ter registro de antecedentes criminais e, em caso de flagrante, será levado para a prisão.


Notinhas


O retorno do maestro - Após um acidente de futebol e um assalto, o maestro não conseguia tocar o piano. Ou tocava apenas com a mão esquerda ou com o dedão. As mãos de João Carlos Martins permaneciam fechadas. Pensando nisso, o designer industrial brasileiro Ubiratan Bizarro Costa desenvolveu luvas biônicas. Então, nesta semana o maestro conseguiu voltar a tocar piano e emocionou a internet com seu vídeo.


Você sabe mentir? - O jogo “Among Us” explodiu na última semana, inclusive com uma live do jogador Neymar Jr. - que não soube jogar muito bem - aumentou ainda mais a popularidade deste jogo. Among Us é um jogo com gráficos simples, jogabilidade simples, mas com interações entre os jogadores que podem resultar no fim de uma amizade.


Estreias da semana


Nesta semana, a Netflix recebeu em seu catálogo alguns clássicos como Cemitério Maldito. Além da sequência do besteirol que todos amam: Scooby-Doo 2. Também foi lançada a primeira temporada da série brasileira “Bom dia, Verônica”.


Na sexta (02), estreou a série Emily em Paris e já está dando o que falar. Do mesmo criador de Sex and The City, é sobre uma executiva de marketing que recebe uma proposta da vaga dos sonhos em Paris, mesmo sem falar francês. A série explora as diferenças culturais entre os EUA e França, além da dificuldade da personagem de se adaptar e lidar com um relacionamento à distância.


Think!

  • Facebook
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 by Think! Proudly created with Wix.com

Think! Newsletter

  • Instagram - Black Circle