• Equipe Think

Brasil sem corrupção, eleições americanas, Eddie Van Halen e muito mais

Reunimos em um só lugar tudo o que você precisa saber para ficar bem informado.

Na semana passada, o Brasil se viu livre da corrupção - aos olhos do presidente -, turbulência nos primeiros dias de comando de Luiz Fux no STF e mais polêmicas do ministro Ricardo Salles.


No mundo, teve míssil da Coreia do Norte, debate cancelado nos EUA e problemas do acordo entre Mercosul e União Europeia. Temos a atualização do COVID-19 no Brasil e novos rótulos de alimentos. E também homenagens a Eddie Van Halen e John Lennon.

Política Nacional


Marcelo Camargo/Agência Brasil

Se não há investigação…


O presidente Jair Bolsonaro lançou o Programa Voo Simples, que busca modernizar a regulação do setor aéreo, em especial regras de operação de taxi aéreo. No entanto, a pauta presidencial reduzida não significou falta de recados ao meio político.


Na cerimônia de lançamento do programa, na quarta-feira (7), afirmou que o governo acabou com a Lava Jato “porque não tem mais corrupção no governo”, declaração que um dia depois foi reverberada pelo vice-presidente Hamilton Mourão. No sábado (10), disse no Twitter que “para alguns governadores a Lava Jato continua”.


No outro lado da Praça dos Três Poderes, os primeiros dias de Luiz Fux no comando do STF (Supremo Tribunal Federal) foram turbulentos. O ministro Marco Aurélio Mello autorizou a soltura do traficante do PCC André do Rap por sua prisão temporária ter excedido o período legal. Fux, então, revogou decisão do ministro para manter o criminoso preso.


O embate deve ser levado ao plenário mas o ruído já divide os colegas magistrados. Segundo a Folha de S. Paulo, os ministros do Supremo não concordaram com a decisão monocrática de Marco Aurélio, mas tampouco aprovam o estilo “revisor” de Fux.


Além disso, o desembargador Kássio Nunes, indicado para ocupar a vaga aberta no STF, explicou na sexta-feira (9) ao Senado as inconsistências apontadas sobre seu currículo. Diz ter completado um mestrado, doutorado e dois pós-doutorados durante férias ocorridas entre os anos de 2013 e 2015.


Notinhas


Salles 1 - O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoou a área impactada pelas queimadas na Chapada dos Veadeiros neste sábado (10). Aproveitou para chamar de críticos de sua política ambiental (ou falta dela) de “maconheiros”.


Salles 2 - Devemos escutar mais absurdos proferidos pelo ministro nesta semana. Na terça-feira (13) ele irá participar de audiência da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha a situação das queimadas recordes na região.


Aposentadoria - O ministro José Múcio Monteiro, presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), anunciou que irá antecipar sua aposentadoria para este ano. Ele ainda teria três anos de mandato no tribunal. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, foi indicado por Bolsonaro para substituí-lo.



Política Internacional


Patrick Semansky/AP

No cenário externo, continuam as intensas movimentações para as eleições presidenciais nos Estados Unidos. Na última semana, a comissão responsável por promover os debates entre os candidatos cancelou o próximo evento entre Donald Trump e o democrata Joe Biden, que aconteceria em Miami (Flórida).


O presidente republicano recusou debate virtual, mas um novo embate entre os dois ainda pode acontecer em Nashville, em 22 de outubro. No entanto, o evento ainda não foi confirmado pela comissão.


Novos equipamentos


Pela primeira vez em dois anos, a Coréia do Norte exibiu novos armamentos em um grande desfile militar. Desta vez, foram mostrados mísseis intercontinentais que podem ser um dos maiores do mundo. O evento ocorreu por ocasião do aniversário de 75 anos da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, o único partido do regime ditatorial de Kim Jong Un.


Mercosul e União Europeia


O Parlamento Europeu aprovou resolução em que rejeita eventual acordo entre a União Europeia e o Mercosul, em discussão com fortes críticas à política ambiental do presidente Jair Bolsonaro.


Ainda assim, as negociações continuam, mas o impasse entre os dois blocos motivou a ida da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a Portugal para ampliar os canais diplomáticos na Europa. Para entrar em vigor, o acordo entre Mercosul e União Europeia precisa da aprovação do parlamento de cada um dos países membro do bloco europeu.


O vice-presidente Hamilton Mourão creditou a resolução do Parlamento Europeu ao “lobby dos agricultores europeus”, principalmente.

Saúde


Gerd Altmann/Pixabay

Atualização COVID-19


Os dados do consórcio de veículos de imprensa apontam para uma estabilidade da média móvel de novas mortes desde o dia 14 de setembro. Até as 13h desta segunda-feira (12), o Brasil totalizou 150.555 mortes e 5.096.209 casos confirmados do novo coronavírus.


Os estados que apresentam queda da média móvel de novas mortes são o Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Amapá. Até domingo (11), o único estado com uma média móvel crescente era o Piauí, o restante dos estados acompanham a tendência de estabilidade do país.


Lembrando que a estabilidade é considerada quando o número de mortes não apresenta queda ou alta representativa, em comparação com os 14 dias anteriores. Apesar desta estabilidade, o diretor de emergências da OMS (Organização Mundial de Saúde), Michael Ryan ressaltou que o Brasil ainda tem números altos e não estamos em segurança ainda.


Anvisa aprova novos rótulos de alimentos


Na quarta-feira (07), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o novo rótulo nutricional de alimentos. A nova norma exige que estejam em destaque nas embalagens o excesso de substâncias que podem fazer mal à saúde.


As informações nutricionais deverão ficar na frente e na parte superior das embalagens. Esta área foi escolhida por ser facilmente visualizada. A Anvisa aprovou a mudança por facilitar a legibilidade das informações nutricionais e deixar o consumidor fazer as suas escolhas de forma mais consciente.


As substâncias destacadas serão o açúcar adicionado, gordura saturada, sódio, entre outros que possam fazer mal à saúde.


A tabela nutricional também vai passar por mudanças. Agora, será apenas com letras pretas e fundo branco, evitando a utilização de contrastes que atrapalhem a leitura das informações. Além disso, a tabela deverá ficar próxima dos ingredientes e não serão aceitas quebras, apenas em produtos pequenos que poderá estar em partes encobertas, mas acessível.


#Trending



Daniel Knighton/Getty Images

Eddie Van Halen


Após uma longa batalha contra um câncer na garganta, o grande guitarrista Eddie Van Halen morreu aos 65 anos. De acordo com o TMZ, ele estava internado no hospital St. Johns, em Santa Monica, EUA. Na hora da morte, estavam com ele sua mulher, seu filho e seu irmão.


Mais uma vítima deste ano, que parece inacabável, Eddie Van Halen era uma lenda do rock. Nasceu na Holanda, em 1955, mas em 1962 se mudou para Pasadena, Califórnia com sua família. O pai tocava clarinete e saxofone, inspirou os filhos a se tornarem músicos desde a infância. Em 1972, formou o Van Halen com seu irmão na bateria, Michael Antony no baixo e David Lee Roth nos vocais. O disco de estreia em 1978 teve Eddie como principal compositor.


A banda Van Halen se tornou uma das mais influentes da música no heavy metal e hoje Eddie é considerado um dos maiores guitarristas da história do rock. A revista Rolling Stone o elegeu o 8º melhor guitarrista de todos os tempos.



Reprodução/Instagram

80 anos de John Lennon


Nesta semana, os fãs de Beatles comemoram o que seria o aniversário de 80 anos do ídolo John Lennon, no dia 9 de outubro. O cantor e compositor foi assassinado em 1980 na frente de seu prédio em Nova York.

John Lennon foi um jovem rebelde, abandonado pelos pais e criado pela tia materna, fazia declarações polêmicas dizendo que os pais não eram deuses. Crítico do cristianismo, ricos e ativista da paz, a militância de John Lennon aflorou após o casamento com Yoko Ono, em 1969, quando fizeram campanha contra a Guerra do Vietnã.


Foi recusado nos EUA, morando no Canadá por um tempo. Apenas em 1971, conseguiu se mudar para Nova York, não antes de devolver a medalha de honra de membro da Ordem do Império Britânico ao Palácio de Buckingham. Uma forma de protesto contra o apoio do Reino Unido à Guerra do Vietnã.


John Lennon fez história na música e na militância. A homenagem de Paul McCartney, seu companheiro no Beatles foi simples, mas emocionante com uma foto dos dois juntos no Instagram (ilustrada acima). Além dele, muitos músicos e fãs prestaram suas homenagens nas redes sociais.


Notinhas


Mais um para Rafael Nadal - Na final do Roland Garros, Nadal atropelou Novak Djokovic tão rápido que não deu tempo nem de anotar a placa. Pelo placar, Djokovic foi despertando ao longo do jogo. De qualquer forma, Nadal ganhou de 3 sets a 0. Igualando o número de Federer, com 20 Grand Slams, sendo o 13º título em Roland Garros. Além disso, foi 100ª vitória do espanhol no saibro de Paris.


O fim de Gusttavo Lima e Andressa Suita - Aparentemente um casal querido pelo Brasil, o cantor sertanejo e a modelo anunciaram a separação nesta sexta-feira (9). Juntos desde 2012 e casados desde 2015, o casal tem dois filhos. De acordo com o comunicado da assessoria, o término seria por um desgaste normal da relação.


Think!

  • Facebook
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 by Think! Proudly created with Wix.com

Think! Newsletter

  • Instagram - Black Circle